19 de fev. de 2010

A casa italiana


Quando cheguei aqui na Itália, fui percebendo com o tempo as diferenças entre uma casa italiana e uma brasileira. Claro, não é uma disparidade exorbitante, basicamente elas são bem parecidas, mas é interessante ver o que aqui tem que lá não tem e vice-versa.

Quase todos os banheiros italianos são equipados com banheira e bidê, peças raramente encontradas nos sanitários brasileiros atuais. Tem também o chuveiro, que pode ser aquele dentro da banheira ou no box. E o chuveiro daqui não é como o do Brasil que tem o chuveirinho, é só aquele grande mesmo.

Pasmem! Não tem ralo no chão do banheiro (só aquele do box e da banheira)! Ouvi dizer que só nas casas antigas é que tem. Toda vez que vou lavar o banheiro de casa me lamento por ter que ficar passando o pano e torcendo, sem contar que demora horas para secar o chão. E aqui não se usa muito o rodo, tanto que nunca vi um nos supermercados italianos, apesar de já ter ouvido falar que existe sim. Mas tem uma coisa interessante que eles usam muito, o mocio, um balde equipado de um "coador" que faz o trabalho de torcer o pano sem que molhemos as mãos.

Quando não tem venezianas nas janelas, tem a tapparella, uma espécie de persiana de rolagem do lado externo da casa. Elas são usadas não só nos quartos, mas também na sala e na cozinha e servem de proteção contra o sol, a chuva e intrusos.




Estender roupa para fora da janela não tem algum problema aqui na Itália. É normalíssimo vermos roupas penduradas em casas e apartamentos, independente da classe social. Isso porque muitas casas daqui são desprovidas da famosa área de serviço, assim como do tanque. (lavar a roupa à mão tem que ser na pia). Mas, então, onde ficam as máquinas de lavar ou secar roupa? No banheiro ou, em casos extremos, na cozinha.



Se fosse no Brasil, as pessoas já teriam levado uma multa por pendurar as roupas do lado de fora.


Blog: La nostra Italia

Nenhum comentário: