23 de mai. de 2009

Coisas do outro mundo


Saudade de prosear por aqui, de contar os causos, as cronicas diàrias. Pra matar essa saudade de tantos dias de ausencia e pra entender mais um pouco do meu mundinho siciliano resolvi fazer uma especie de manual cultural para marinheiros de primeira viagem e selecionei algumas curiosidades:

→ O pessoal daqui é louco por futebol tanto quanto os brasileiros, e como tem tantos craques que jogam na Italia, sempre sabem o nome de algum jogador: Kakà, Cafu, Dida, Ronaldo, Ronaldinho..
→ A primeira observaçao que fazem quando eu digo que sou brasileira é: Nossa, como voce é solar! Eu nao sei exatamente o que significa, mas desconfio que é porque eu sou bem branquela (branca, luz, sol, solar… sei là!) e eles achavam que toda brasileira era escura.
→ A primeira pergunta cretina que me fizeram: Voce dança? Ta certo que foi dito por uma pessoa que parece que nao pensa, mas pra maioria dos italianos todo brasileiro sabe sambar e toda brasileira ou é passista de escola de samba ou é mulata do Sargenteli.
→ Na Sicilia onde eu moro, no verao é um calor do cao! Em 2007 eu peguei 47 graus!! No inverno é um frio desesperador, ao menos pra mim que nao to acostumada, mas o maximo que peguei aqui foi 2,3 graus abaixo de zero. A coisa mais linda do inverno é a neve!
→ Aqui chove muito no outono e no inverno, sao verdadeiras tempestades.
→ Em compensaçao na primavera, que começa agora, o calor vem chegando devagarinho e o mundo se enche de flores! E’ lindo demais! Os dias sao muito bonitos, sem chuva, e esse periodo maravilhoso continua até o final do verao.
→ No auge do inverno amanhece as 08h da manha e anoitece as 16h e no auge do verão, amanhece as 06h e anoitece as 20h.
→ Uma amiga do curso de culinaria me disse que dà para sacar quando uma pessoa é brasileira porque nòs usamos pouca maquiagem e muitos colares (mesmo no inverno). Hehehehe me deu vontade de rir do generalismo, mas eu sou assim mesmo!
→ Os banheiros e as cozinhas nao tem ralo no chao!!! Isso mesmo, nao dà pra lavar jogando àgua e sabao! Eles usam àgua com detergente e um tal esfregao que chamam de “mocho”. Cada um tem seu jeito, né? Eu jà fui logo subvertendo as coisas, girei a cidade inteira, achei um rodo e dei um jeito de lavar com àgua e sabao e nao apenas com detergente! Onde jà se viu nao enxaguar com àgua até o pano sair limpinho como a minha mae me ensinou!!
→ Faxineira aqui é artigo de luxo e cobra de 6 a 10 euros por hora!! Sao quase 30 reais por hora!!
→ Manicure que no Brasil eu tinha, em casa, toda semana aqui passou a ser artigo de ultima necessidade. Cariiiissssimmo! Pra falar a verdade qualquer tipo de serviço de beleza é um absurdo e desde que estou aqui fui ao salao somente umas 5 ou 6 vezes.
→ O lençol de cama nao tem o “virol”, ou seja os lençois nao tem aquela emenda que nos permite colocar o desenho da roupa de cama virada pra cima, o avesso pra baixo e ainda assim virar a pontinha do lençol e continuar com o mesmo desenho.
→ Algumas contas da casa vem bimestralmente ou trimestralmente ou ainda semestralmente. Isso me faz tomar cada susto com as contas de àgua, gàs e luz por exemplo.
→ Cheque depositado demora DEZ dias uteis pra compensar!
→ No cinema todos os filmes sao dublados em italiano. Todos. Nao existe filme legendado com som original.
→ No cinema, bem no meio do filme tem um intervalo de uns 15 minutos e aparece escrito numa tela branca “INTERVALLO”. Hahahahaha. Eu morri de rir a primeira vez que eu vi isso. De nervoso. Sei là pra que é isso. Acho que é pra sair pra fumar, pra comer ou pra ir ao banheiro, mas eu acho um absurdo interromper o clima do filme bem no meio.
→ Come-se pao TODOS os dias em todas as refeiçoes e massas quase todos os dias. Habitualmente as refeiçoes sao divididas assim: um primeiro prato - massa, risotto, salada de arroz, batatas ou polenta.. segundo prato: carnes, peixes, aves, salames, frios, queijos, verduras acompanhadas de pao… salada depois ou junto com o segundo… e pra finalizar: fruta fresca ou seca depois da refeiçao.

E aì? Gostou?

Blog: O Admirável Mundo Novo da LuLu

2 comentários:

Mariko-chan disse...

Oi, eu estava lendo e concordando com tudo, quando li pão preto!! epa...voltei ao inicio e era Dinamarca? putz, jurava que vc falava do Japão, a diferença basica, só era no arroz nas 3 refeições, peixe cru todo mundo come mesmo.

muito 10 o seu Blog.
abraços Nipponicos

Unknown disse...

Sobre a Itália... Nossa, estive lá por 1 mês, fui no cinema e realmente os filmes eram TODOS dublados em italiano.
E as refeições........primeiro, segundo, salada, sobremesa, ah e fora uns palitinhos que eles adoram comer antes de chegar tudo!


Sobre o ralo..... Não me lembro, porque fiquei na casa do meu pai, dai não tive que limpar (só porquê foi por 1 mês hehe). Toda quinta-feira ia uma Africana limpar tudo e passar a roupa.

Uma coisa diferente que eu me lembro, é que a louça limpa vai toda pra dentro do armario já. Os armarios que vi tem um escorredor dentro, e um prato que se tira a água que escorre! Achei bem bacana porque esconde a louça!
Nossa até me deu saudades!
Ah, fiquei em Arzignano- Vicenza - Veneto!