12 de dez. de 2008

Uma visao geral de Firenze


Estava conversando com a Fatima, uma amiga da faculdade e ela me questionou com as diferença do Brasil e da Italia, como era a vida por aqui e etc... Acredito que muitos de voces teem a mesma curiosidade e por isso vou dividir com vcs esse email. As vezes eu escrevo demais e acabo ficando chata, mas quem nao quiser receber os emails, e so me avisar, sem culpa, que eu tiro da lista, ok?

Bem... Florença, em italiano Firenze, e a cidade que vivo. E uma cidade relativamente grande, mas com ares de cidade pequena. E a capital da Regiao Toscana. Atualmente, a cidade e conhecida como sendo o berço do Renascimento. Entre seus cidadoes ilustres, estao nada menos que Michelangelo, Dante, Galileo, Maquiavel ....

Apesar de bastante turistica, a cidade conserva suas casas antigas e praças. A maioria das casas possuem um tom amarelado e predios pequenos, de dois ou tres andares. Ainda nao vi um arranha ceu por aqui. Provavelmente em Milao deve ter. As casas que conheci sao confortaveis e a maioria dos moveis sao antigos, tipo aqueles que passam de pai pra filho. Sao moveis grandes de madeira escura... moveis de 60, 70 anos.

O que tenho percebido e que o povo italiano preserva muito as suas origens, o que nao acontece muito no Brasil. Sandro tem fotos de seus bisavos, que nem chegou a conhecer. No dia de finados, fizemos uma excursao por 03 cemiterios. Visitamos os tumulos dos seus avos, bisavos, tios, tias e Mae. Levamos flores para todos e limpamos os tumulos. Os cemiterios sao pequenos, mas sao bonitos, com muitas flores, arvores... Nao e como no Rio que a gente se perde no meio de tantas estatuas e etc... Fiquei pensando nos meus bisavos.... Eu nem sei o nome deles... So sei a da Vo Chiquinha - Avo da minha Mae. No Brasil, eu odiava a ir a cemiterios, dificilmente eu ia em enterros...E aqui, por incrivel que pareça, foi uma experiencia nova. Foi nova porque aqui a gente foi homenagear, saudar os entes queridos... E no Brasil, eu so ia pra chorar a perda de um ente querido... Bem.. chega de falar em cemiterios.

As ruas aqui, como disse em outro email, sao estreitas demais. No Centro Historico, eu juraria que nao da pra passar com carro. Alem de serem estreitas, sao sinuosas demais e a maioria mao dupla. Da medo de dirigir...os amigos de Sandro disseram q fui corajosa de ir sozinha de noite dirigindo ate o centro sem conhecer a cidade e sem conhecer a lingua direito.

Aqui tambem aprendi que nada pode ser jogado fora. Como eles dizem nao se pode buttare a via! Comida, tem que comer tudo, porque se nao comer hoje, amanha vai ter comer comida velha. Roupas e sapatos, so se compra quando se precisa. Nada de ficar comprando roupas pra encher o guarda roupa. Nada de comprar produtos sem qualidade. Se compra pouco, mas se compra coisa boa.

A vida aqui e dificil, acho tudo muito caro. Nao sei se e pq penso em real e ai tudo pra mim fica carissimo. Sabe quanto custa um cachecol aqui???? 30 Euros... e isso mesmo... ! O Euro ta valendo quase 3 reais... portanto.. 90 reais !!!! E ai eu nao compro nada... To ficando pao dura ! Me recuso a dar 90 reais num cachecol !!!

Falando em jogar coisa fora... aqui a gente nao leva pra Igreja as roupas e sapatos que nao queremos! Na rua, alias, em quase todas as ruas, existem latoes que a gente poe o lixo, plasticos, papeis, e um so pra roupas e sapatos usados. E ai alguem busca e leva pra quem precisa.

Italiano pobre, nao vi nenhum !!!! Tem italianos classe media, trabalhadores, como nos... mas mendingo, pedindo esmola... So estrangeiros! Ah.. .o prefeito de Firenze baixou uma nova lei que achei fantastica: Nada de pedintes, crianças lavando carro, artistas nos sinais de transito - Farol para os paulistas - Aqui e proibidooooooo!!!!!!!!!

Para minha surpresa, aqui tambem tem assaltos, estupros e assassinados !!! E tem mais do que qualquer um de voces possam imaginar. E Roma esta ficando igualzinho ao Rio de Janeiro. Todos os dias tem noticias de violencia em Roma. Ha pouco tempo um romeno assaltou, estuprou e matou uma italiana em Roma. Isso virou noticias em todo o pais e se tornou uma rebeliao contra a Romenia. Na verdade, aqui ta cheio de romenos !!!!

Ha pouco tempo atras a Romenia foi aceita na Uniao Europeia e dessa forma, os romenos tem transito livre aqui. Essa e a parte pobre... Os Romenos chegam aqui e viram ciganos... vivem e dormem em acampamentos, crianças roubam na rua, mulheres viram prostitutas e assim vai !

Em Roma tambem, apareceu um maluco que subiu num predio e saiu atirando... e o pior acertou alguem e depois se suicidou!

Hoje, tambem teve bang bang ! Uma briga na estrada de torcedores, me parecem do Milan e ai a policia atirou e matou um! Ai começou o bang bang em todo canto. Postos policiais e carros queimados !!! Garrafas e balas por todo lado !!! Parecia a torcida do Flamengo... Ninguem merece !!!! Uma revolta que se instalou em frente dos estadios de futebol. A unica diferença e quese acontece no Brasil, o jogo continua... e aqui os jogos foram todos cancelados!!!!

Um outro problema aqui e comer pasta - digo massas !!!! Todo dia tem que comer macarrao !!!! e uma agonia! Mas isso merece um email so pra contar das pastas.

Uma outra coisa estranha aqui e que no banheiro nao tem ralo. So se tem ralo no box ! Nao da pra lavar banheiro jogando agua no chao... nao tem caimento e nem ralo pra jogar a agua... Tem que ser tudo no paninho molhado e balde ! Todo banheiro que vou, procuro o ralo, mas ainda nao encontrei.

Bem, meus fins de semana tem sido ir pro campo fazer a colheita das azeitonas. Sandro tem um terreno no campo, mas nao tem casa, pra cultivar azeitonas. Tirei algumas fotos e vou mandar pra vcs ! depois eu conto as aventuras no campo.

Nas fotos que to mandando, tem o campo de oliveiras pra quem nao conhece, tem uma outra foto com uma casa grande e uma outra foto com uma arvore...

Um beijo e um queijo pra quem adivinhar quem e o dono da casa - fazenda e qual arvore e aquel !

Uma excelente semana pra todos !!!

Blog: Notícias da Bota

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho uma amiga que mora numa casa na ponta da ponte! Aquela ponte do cartão postal. Como chama? Ela é italiana, mas tinha um papagaio que falava Português!
Gostei dos seus blogs
Obrigado pelos VARAIS! Serão postados assim que for possível. A fila anda grande!

Bjs