25 de abr. de 2007

As mais pedidas: Como lavar um banheiro no Exterior

Devido a inúmeras solicitaçoes segue abaixo email enviado em dez/2004

Liçao de como fazer uma burrada, dizem que quando uma pessoa faz uma bobagem pela primeria vez é inocente, pela segunda é burro mesmo!

Claro que quando estamos em outro país damos um monte de bola fora e outras coisas, ainda mais falando espanhol que parece tao simples mas é as vezes nos complicamos.

Segue algumas pérolas:

-Eu solicitei a dona do apto mais panelas e ela apareceu com 5 cabides!

- Outro dia na carniceria (açougue) vi que a carne moida estava barata alguma coisa como 8,99 € o quilo, comprei 300 gramas e quando fui cozinhar descobri que era carne de porco!

- Fui comprar pimenta e comprei um doce de pimentao que creio é para ser utilizado como geléia.

- Aproveitei tambem uma oferta e comprei 3 quilos de batata por 1€, como tava na promoçao levei logo 6 quilos, comi todas as versoes de batata cozida, frita, ao molho e purê por 15 dias, nao posso nem ver mais batata. (dá risada da desgraça alheia)

Mas deixem-me contar a historia pelo inicio, em 1998 quando moravam em Barcelona resolvi lavar a cozinha porque estava muito porca, e nao tinha ralo na bendita da cozinha, é claro que só descobri isto depois de jogar um monte de agua e alagar a cozinha.

Agora morando de novo na Espanha porém em Malaga, fazendo meu doutorado, dividindo um apto com 1 espanhol, 1 francês e 1 suisso, eu me deparo com o banheiro mais sujo que de rodoviária do interior depois de que ônibus carregado de gente com diarréia passou por ali, não tinha insetos porque creio que eles se grudabam pelos azulejos e morriam, para pendurar a toalha bastava joga-la na parede que ela grudava. Canto nao tinha a craca havia incrustado no azulejo de um jeito que parecia fazer parte, entre os azulejos eu pensava que tinham usado aquela massinha preta, nao era! Era craca mesmo.

Tinho um cheirinho que fazia com que as pessoas nao ficassem muito tempo no banheiro e que nao tinha desodorizador que resolva, é um outro universo aqui quando uma coisa fede em vez de lavar as pessoas jogam perfume ou um produto de limpeza.

Sempre tomei banho de chinelo, (benditos havaiana) porque tinha medo de pisar no chão da banheira. Aqui é com aqueles chuveirinho que quando alguém abre a torneira da cozinha esfria o chuveiro, é sempre um berreiro. Claro que não estou acostumado a segurar o chuverinho com uma mão e me lavar com a outra, geralmente molho todo o banheiro num banho.

Mas, 1 mes na Espanha, resolvi comemorar com um banho de banheira daqueles, é claro que antes ia lavar o banheiro. Sai e comprei uma cepilho de plancha (escova), esponja de aço e vários produtos de limpeza. Olodum no som, vinho, água fervendo do chuveiro e todos os produtos químicos imagináveis, uma faca, balde, coragem (estava um frio daqueles).

Lá vou eu para o banheiro, os meus colegas de apto nunca tinham lavado o banheiro, tiraram sarro e depois tiraram fotos. Agora chega a parte de burrrice, tinha um pedaço de lata emparafusado no chão que eu com minha vasta experiência supuz ser um ralo, água fervendo para lá, água para cá, comecei a lavar as paredes, a pia e o bidê e de repente tinha uma piscina no banheiro, a água não saia, desemparafusei a bendita da lata e ela simplesmente estava tampando um pedaco de azulejo que faltava.

Pode um banheiro sem ralo!

Resultado da aventura: um banheiro inundado, uma goteira no apto de baixo, reclamação da dona porque estava desperdiçando água, e não tomei banho de banheira, porque estava tão cansado de puxar água do chao, que simplesmente terminei de limpar e fui descansar.

Ah o banheiro ficou lindo, limpíssimo por mais 2 dias! Até o dia da diarréia do frances, mas isto é outra historia.


Blog: Eu Juro que vim para Estudar

Um comentário:

Anônimo disse...

ola!!!!
Tenho uma dica para vc! Eu moro em Toulouse/FR. Eh verdade que aqui os toiletes nao tem ralo, e nem a sales de banho, pois eh separado. O pessoal usa l'eau de Javel (cloro), em forma de gel ou diluido. Nao tem coisa melhor pra limpar o banheiro.... vc coloca por completo e deixa agir por qualquer minutos, depois da uma passada de esponja e pronto. Vc sabia que o cloro mata 99,9% de microbios? Cuidado use luvas! A espoja, eu te recomendo a rosa scott brite especial banheiras... para limpeza cotidiana do vaso lingettes de cloro special wc, tem o desenho na frente. No chao a mesma coisa.... da-lhe cloro! Boa sorte... e cuidado com a gastroenterite! aqui em casa quando alguem tem diarreia tem que passar o cloro ate na massaneta da porta do banheiro, troque a toalha de enxugar as maos todos os dias e lave-a com mais de 60º. Dica do medico! Um abraço,Ana.