8 de abr. de 2011

Irlanda - Curiosidades

A Irlanda é um país especial que vai ocupar muito mais espaço do que os outros neste blog. Como a gente mora em Dublin, temos muito o que falar sobre as atrações e os costumes dos irlandeses.

Vou dedicar o primeiro post só com curiosidades da também chamada de Emerald Isle




- A Irlanda tem duas línguas oficiais: o inglês e o gaélico (também chamado de “Irish”). Em Dublin, é muito raro escutar alguém conversando em gaélico. Na verdade, apesar de serem obrigados a estudar o idioma na escola, poucos irlandeses têm o domínio da língua. Os turistas só se deparam com o gaélico em algumas sinalizações de rua e em placas nos transportes públicos.



- Assim como na Inglaterra, os motoristas dirigem do lado direito do veículo. Como quase o mundo inteiro usa outro sistema de direção, o governo tenta evitar acidentes com turistas, escrevendo no chão das vias para onde o pedestre deve olhar antes de atravessar.




- Os dois primeiros números da placa do carro indicam o ano que ele foi fabricado. de nada adianta cuidar bem demias do possante para ele parecer novinho porque a placa vai desmentir.

- Se o veículo tiver um adesivo com a letra L em vermelho, significa que quem está ao volante é um learner, ou seja, aprendiz



- Não tem cobras na Irlanda. É verdade, você jamais vai encontrar esse réptil por aqui. Diz a lenda que São Patrick, padroeiro do país, expulsou todas as cobras da ilha e elas nunca mais voltaram. Mas há alguns céticos que atribuem a ausência do animal ao clima gelado.

- Por falar em Saint Patrick, o dia dele, 17 de março, é o mais festejado do país. Todo mundo se veste de verdee sai às ruas no maior clima de carnaval!

- A lei proíbe que o comércio distribua sacolinhas de plástico. Quem não tiver bolsas ou mochilas para carregar as compras, precisa pagar pela sacola. A mais barata custa em torno de €0,20, mas dependendo do tamanho e da qualidade pode chegar a mais de €1,00. Como a maioria dos supermercados não tem estacionamento e os clientes quase sempre fazem compras a pé, é muito comum ver pessoas carregando galões de leite, pizzas e papel higiênico na mão no meio da rua.

- As máquinas substituíram as pessoas em alguns supermercados. É comum encontrar caixas self-service, onde o cliente sozinho passa as compras, coloca o dinheiro, pega a nota fiscal e o troco. Adoro este tipo de caixa porque me livro de todas as moedinhas que tenho na carteira.

- A comida típica da Irlanda sem dúvida nenhuma é a batata. Vale de tudo quanto é jeito, frita, assada, purê, cozida... Assim como na Inglaterra, o prato "fish and chips" é idolatrado tanto por turistas quanto por locais.

- Os irlandeses costumam comer no café-da-manhã um feijão que vem enlatado com molho de tomate e tem gosto levemente adocicado. A gente também come este mesmo feijão, só que antes refogamos alho e cebola e também colocamos um pouquinho de sal.

- A bebida mais consumida aqui é a famosa cerveja preta Guinness. Em Dublin, tem até uma "fábrica" que pode ser visitada pelos turistas (http://www.guinness-storehouse.com/). Já me contaram que depois de doar sangue ou depois de lar à luz, as pessoas recebem Guinness no próprio hospital para ajudar na recuperação. A marca virou sinônimo de vigor e força.



- Outras bebidas irlandesas são o Jameson Whiskey e o cremoso Baileys

- O anel claddagh é uma jóia típica irlandesa e geralmente usada como anel de casamento. As mãos indicam amizade, o coração simboliza o amor e a coroa representa lealdade. O anel é mais comum, mas é possível achar brinco, pulseira, colar e até enfeite de parede com este símbolo. Acho lindo e tenho quase tudo!!



- Dublin é dividida pelo rio Liffey. Ao norte do rio, os códigos postais são ímpares (exemplo, Dublin 1, Dublin 3...) e ao sul, são os números pares. Há uma certa rivalidade entre os moradores das duas partes. Mas é certo que na região sul ficam os bairros mais chiques.

- Algumas casas, em vez de números, tem nome na frente. A primeira casa que moramos chamava Avalon House. O taxista demorou muito para achar. Imagina os carteiros?

- Não existe conta de água para residências. É isso aí! Você vai tomar banho e não vai pagar pela água. Mas não é por isso que deve desperdiçar esse bem precioso.

- Os banheiros não têm ralo, nao tem interruptores e quase nenhum tem tomada. Sempre é preciso acender a luz pelo lado de fora do banheiro.

- A arquitetura de grande parte das casas de Dublin segue o estilo georgiano. São todas iguais e o que diferencia uma residência da outra são as cores da portas.



- Um paraíso de compras daqui são as lojas Penneys. Tudo é absurdamente barato. Tem roupas masculinas, femininas e infantis e ainda tem uma seção só de calçados e outra de artigos para casa. Já vi calça jeans por 1 euro na promoção. Mas de qualquer forma, o preço normal seria por volta de 10 euros.

- Outra maravilha para os consumidores daqui é a política de retorno das mercadorias. Por exemplo, aqui você pode comprar uma roupa, experimentar em casa e se não gostar, pode voltar pra loja e pegar o dinheiro de volta. Claro, se estiver com a nota fiscal!

- Feriados: Na Irlanda, os feriados são chamados de Bank Holidays, na maioria das vezes, eles caem na segunda-feira e não há motivo nenhum para comemorar a data.

- Sexta-feira santa é chamada de Good Friday. É o único dia do ano que não se pode vender bebida alcóolica no país.

- Por falar em bebida, elas são vendidas em supermercados e em lojas chamadas Off-License. Horário limite de comprar o booze: dez e meia da noite.

- O aniversário mais celebrado por eles é quando comemoram 21 anos. Tanto as meninas quanto os meninos fazem uma big festa. Acho que daria para comparar com a festa de 15 anos do Brasil.

- Irlandeses famosos: Pierce Brosnan, Colin Farrell, Enya, Damien Rice, U2, The Cranberries, The Corrs, Westlife, Samuel Beckett, James Joyce, Oscar Wilde.

- Filmes que mostram Dublin e arredores: Once e P.S I Love You. Os dois filmes têm uma trilha sonora maravilhosa!




Blog: Mala ou Mochila

Um comentário:

ana disse...

Nossa adorei o blog, ajudou muito, muito, muito no meu trabalho sobre a Irlanda. Eu não encontrava curiosidades em outros sites, sendo que a minha parte é apenas as curiosidades *-*