14 de fev. de 2016

PROCURA-SE TUTORIAL SOBRE COMO LIMPAR BANHEIRO SEM RALO

A minha sina do ralo, ou no caso da falta de ralo, não começa nos Estados Unidos.

É uma luta que vem me acompanhando já há anos, desde que eu me mudei pra Espanha há 6 anos atrás eu venho sofrendo com esse grande desafio, esse calvário que é limpar um banheiro sem ralo.

E ao longo de todos esses anos todos, eu passei por muitas fases psico-neuróticas-somáticas diferentes. Teve primeiramente a surpresa, é claro. Aquela primeira vez que você lava o banheiro como deus manda, como você acha que tem que ser feito, como sempre se fez desde sempre, desde a Grécia antiga, ou seja, jogando baldes de agua na parede, no teto, no chão, em você mesma, porque faz parte, em tudo.

E aí você descobre que não tem ralo e que aquele riozinho que você mesmo criou no seu próprio banheiro, ele não tem pra onde escoar. E então não tem outra solução a não ser passar as próximas 3 horas e meia passando pano e mais pano e mais pano até que se acabam os panos secos que você tinha, você pega sua toalha, você pega o lençol da pessoa que divide o apartamento com você ate chegar num nível digno de secagem e ainda tem que fazer um acabamento com o papel toalha. São horas.

Ai vem a negação. Tipo não pode ser que não tem ralo. Que banheiro falho é esse sem ralo. E você começa a observar que não existe ralo nunca. Em nenhum lugar. Jamais. Vem a aceitação. Você tem que lidar com isso.

Mas aí na Espanha meu amigo, você tem uma ferramenta pra responder a essa falta de ralo. Pra compensar esse erro grotesco de engenharia que vem se perpetuando ha séculos naquele continente. É a fregona. A fregona é incrível porque ela te permite encher um balde de agua com o produto de limpeza mas ela tem um device, uma estrutura tal que da pra tirar o excesso de água antes de esfregar o chão. Então é um processo mais longo que o do ralo , mas satisfatório. Você esta em paz com você mesmo no ato de lavar o banheiro.

Então eu me adaptei. Não era o ideal, mas dava pra deixar o banheiro bem limpinho e viver feliz.

Daí eu vim pros Estados Unidos.

E você acha que essa coisa de não ter ralo é uma coisa europeia, da revolução francesa, dos bolcheviques, sei lá. Mas não. Eu tô começando a achar na verdade que só no Brasil tem ralo. Porque aqui não tem também não.

Só que aqui não tem fregona.

Então como faz? Não sei.

É a verdade e a razão pela qual eu estou aqui, fazendo esse apelo, esse pedido sincero através da internet que é essa rede maravilhosa que liga todos nós com o objetivo último e final de transmitir conhecimentos e conselhos sobre fatores tão essenciais da vida como limpar dignamente o banheiro sem ralo.

Vocês podem perguntar: tentou youtube? Tentei.

Tem tutorial de limpeza nos Estados Unidos, mas eu não gosto da ideia de passar só um paninho no banheiro. Não acho que tá limpo. Não tá limpo.

Tentou você mesma usar técnicas diferentes, vanguardistas controversas? Sim.

Dá pra limpar. Mas leva muitas horas, muita água, muito ficar ajoelhado secando o riozinho que se forma no chão com muito pano. Não pode ser a solução. Não pode ser.

Tentou perguntar pra um Americano como eles fazem? Não.

Não tentei porque eu não tenho intimidade com nenhum Americano suficiente pra perguntar: e aí, windex ou ajax? Esponjinha ou pano? Você também se ajoelha e fica secando o riozinho do seu banheiro cada semana? Não tenho intimidade pra isso, na verdade eu mal conheço Americanos, eu acabei de chegar e eu não quero arriscar essa amizade que tá ainda numa linha tênue trocando informações sobre limpeza de banheiro sem ralo. Eu nem sei como fala ralo em inglês, pra começar (diz google translate que é drain. Tem a palavra pra quê, se num tem o ralo?)

Então fica aqui o pedido de um tutorial sério, comprometido, real sobre como se lava um banheiro lavando mesmo, sem ser só paninho. E sem ralo.

Grata.


BLOG: People Places Thoughts

10 comentários:

Gisele Tanjoni disse...

Conseguiu descobrir? Pq, pasme, mas as casas tipo "padrão" aqui em São Paulo tb estão sendo construídas sem ralo no banheiro e na cozinha!!! Acabo de comprar uma casa assim... Ainda não me mudei, mas já perdi noite de sono pensando em como vou limpar, lavar como deve ser se não há ralo! Se descobriu, me mande uma luz, pq estou atordoada até agora

Anônimo disse...

Moro nos Estados Unidos e sinceramente não fico feliz com essa limpeza quase a seco daqui, limpo, limpo, mas não fico confiante dessa limpeza, saudade de jogar aquela aguinha básica com desinfetante e uma boa vassoura para esfregar muito bem esse chão 😅

Social Media disse...

A coisa tá feia, será que o ralo é tão insignificante assim? Estou construindo uma casa visando alugar, mas fazendo com todo carinho, já que o futuro só a Deus pertence e um dia posso vir a morar nela. ontem ficamos eu e os meus padeiros pensando se deveríamos ou não colocar um ralo na cozinha, pois no banheiro teremos dois, um dentro do box e um fora, com isso decidi perguntar ao Mr. Google e aqui estou eu, vendo que tem gente em pior situação, pois eu ainda vou construir. É interessante ver como uma peça tão pequena tem uma importância tão relevante pra uns e é desnecessário para outros. Gostaria de poder ajudar a colega que está nos Estados Unidos, mas a única solução que vi foi contratar uma diarista rs, é por isso que não sugerir isso, é claro. Desejo boa sorte pra você e que possa encontrar algo próximo a solução, imagino que a mais provável é a resignação.

Unknown disse...

Bom, quando morei nos EUA, eu usava pano molhado com detergente, lencinhos antibacteriano Lysol e bom ar. E olha que somos 4!!! Na vdd, tentei desencana desse lance de perfeccionismo na limpeza da casa. Principalmente do banheiro. Relaxa!!! Tenta se adaptar, não se cobrar muito e aceitar q vc faz o q o que não tem remédio, remediado está. Bjs

Niny disse...

Boa noite!
Me mudei para o México e aqui tb n tem ralo! Acho q ralo é coisa nossa mesmo!

Flavinha disse...

Meu apto tem 2 banheiros, da suite e o social e os dois não tem ralo. Pra mim é inconcebível lavar um banheiro com um pano úmido. Pra mim tem que jogar água, esfregar a vassoura no chão com sabão em pó e pinho sol...
Eu fazia isso e depois passava a tarde puxando a água com o pano. Até que um dia fiquei de saco cheio e pedi pro pedreiro instalar aquele pratic ralo entre o banheiro e o box. Não ficou excelente mas melhorou MUITO.

Unknown disse...

Estou passando pelo mesmo problema que o seu, encontro alguma solução?

.../.. disse...

Se não tem ralo, a única solução é o balde e o pano molhado ;-)

Unknown disse...

Melhor refazer a obra e colocar um ralo linear! Hahahahaha!

O ACRE NÃO EXISTE disse...

Nunca tentei, até porque minha casa tem ralo... mas já pensou em um aspirador de pó que também aspire água?