25 de ago. de 2011

Aqui e diferente


Nao lembro se ja comentei sobre coisas do cotidiano que sao diferentes aqui. Talvez tenha escrito sobre isso logo que cheguei, quando as diferencas eram mais gritantes aos meus olhos.

Dentro de casa, por exemplo:

* A maioria dos comodos nao tem luz no teto. Essa me chocou muito quando cheguei. Somente a cozinha, o banheiro e a sala tem lampadas no teto. O resto da casa nao tem e voce se vira com abajures. Tem uns que sao compridoes e ficam no chao. No geral as casas aqui sao pouco iluminadas.

* Nao ha ralos no chao do banheiro, a nao ser dentro da banheira. Ou seja, aqui nao tem essa de lavar banheiro. Ate porque as casas sao feitas de madeira. Aqui e tudo na base do paninho mesmo.

* Nao ha tanque e muito menos area de servico. Isso eu ja ate falei aqui. Bem, eu ja fui em casas que tem areas de servico, mas e muito muito raro. Eu dei sorte que minha lavanderia e um pouco maiorzinha que o normal. Cabe a maquina de lavar e a de secar (que fica em cima da de lavar, pendurada na parede). Cabe uma pessoa la dentro e eu tenho um movel pequeno e prateleiras de metal pra guardar os produtos de limpeza, roupas pra passar, etc. Mas e um cubiculo, literalmente.

* O fogao e eletrico. Novamente, voce ate encontra fogao a gas, mas o eletrico e mais comum. Se acabar a luz, ja era.

* Quando voce entra em casa (qualquer casa) voce tira os sapatos. Todo mundo deixa os sapatos na porta da casa e fica descalco dentro. Como tem muita casa com carpete, e um jeito de nao sujar muito. Mas tem a ver com o inverno tambem, quando os sapatos ficam cheios de neve e molhados. Por isso ficam todos na porta.

No transporte publico:

* Se voce esta num ponto de onibus, nao precisa fazer sinal pro motorista parar. Ele VAI parar. Eles param em todos os pontos se 1) tem gente pra descer ou 2) tem gente pra subir.

* Nao tem trocador. O motorista recebe a passagem. Quer dizer, ele nem toca no dinheiro, tem uma maquininha do lado dele pra voce depositar as moedas. Voce tem que ter o troco certinho pra pagar a passagem porque a maquina nao da troco. Grande parte das pessoas usa o passe, um papelzinho que marca a sua validade.

* Ha somente uma companhia de transporte, integrada. Todas as linhas de onibus sao da mesma companhia. O metro e a barca tambem. A passagem vale por 1 hora e meia. Voce pode usar tudo que quiser dentro deste periodo. Ha passes mensais tambem.

* Os onibus tem suporte para bicicletas na frente. Voce tambem pode entrar com bicicletas no metro em horarios permitidos.

(Tenho que ir agora, buscar Andre e ir pra casa pegar as chaves de casa e pagar o trabalho! Torcam por nos, depois eu conto mais da saga do piso…)


Blog: Colorida Vida

Um comentário:

Unknown disse...

Cara que coisa absurda não ter ralo no banheiro, como pode isso.
E cai entre nós, tu é brava heim....kkkkk...

Parabéns pelo Artigo, ficou muito bom.