25 de ago de 2011

Da série: Curiosidades


Quando a gente chega num país estrangeiro de depara com coisas muito estranhas para nossa própria cultura. Sempre me policiei a comparar as diferenças e tentar entender e respeitar os costumes.

Confesso que muita coisa não faz o mínimo sentido pra mim e as vezes acho que não se passa de algo muito idiota e ridículo hehehe, no melhor estilo tolerância zero!
Como estava muito mais interessado na natureza e nas paisagens maravilhosas da Nova Zelândia quando cheguei acabei deixando passar esses assuntos super interessantes e agora que venho lendo blogs de outros brasileiros no exterior me lembro dessas curiosidades e que não comentei a respeito delas.

As casas kiwis são feitas de madeira, muitos anos atrás mesmo as casas de dois andares eram feitas assim, hoje em dia o piso térreo é de concreto ou tijolos e o andar de cima é de madeira.
As paredes assim como vemos em cenas de filmes são facilmente quebradas por uma briga ou uma pancada, são de gesso ou de uma placa fina de compensado revestido. O resuldado são casas que fazem barulho o tempo todo e não tem isolamento térmico nenhum. Moro bemmm no sul da NZ e no inverno prova-se que essas casas não são faceis de aquecer.

Quase ninguém usa piso ou azulejos na cozinha ou banheiro, azulejos são muito caros e pisos, devido a falta de islamento térmico, são um convite a ter um iglu em forma de cozinha hehe. No lugar de piso usa-se uma cobertura de vinil que cobre o chão de madeira e é "resistente" e dura anos. No resto da casa, carpete e carpete...as vezes até no banheiro!!!!!!!

Uma coisa que eu nunca vou entender é que as cozinhas e os banheiros não tem ralo, então pra se limpar o chão nada de aguá, rodo e pano de chão, aliás rodo é uma coisa rara de se achar.
Como cozinheiro devo dizer que as cozinhas kiwis são muito mal equipadas, as pias são minúsculas e o fogão nunca fica perto da janela, as vezes o mais distante possível. A única coisa boa é a água quente disponivel na cozinha, banheiro e lavanderia, pois o aquecimento de água é central e mesmo o chuveiro não aquela maldita resistência que queima o tempo todo.


Blog: Enquanto isso na Terra Média...

2 comentários:

Quase um Kiwi disse...

Obrigado pela honra de fazer parte do seu blog hehehe...valeu! abs

marianamiranda disse...

Tão identificada! Rs!