19 de fev. de 2010

Paris


A cidade mais linda do mundo nao poderia ser suja, nao é? Pena que paga um preço por ser tao povoada (Para comparar, Paris tem 20 696 hab./km² enquanto Sao Paulo sao 7 148,1 hab./km²)...

O rio Seine é limpinho, você pode andar de bike, fazer pique-nique ao longo dele, existe até um tal de Paris Plage durante o verao, onde as pessoas tomam banho de sol. Coisa impensavel em Sao Paulo. Mesmo assim, nao arriscaria tomar a agua de la!

Lixeira pra todo lado e um exercito de garis e caminhoes aspirador de po cuidam da limpeza. Nao vou dizer que as pessoas sao super educadas, mas como a limpeza publica realmente funciona, devem ficar no minimo constrangidas em jogar lixo no chao... Na primavera e no verao, tem verde, flores pra todo lado. Uma simples rotatoria vira um canteiro florido!

Por outro lado, algumas coisas me "chocaram" numa primeira vista em Paris. Nao é nada incomum que as prateleiras do supermercado estejam bem empoeiradas ou mesmo o chao do restaurante um pouco engordurado. Pra ver se o meu sanduiche estava quente, a garçonete nao teve duvidas em colocar o dedao nele! Na padaria, a mesma atendente que pega o seu dinheiro pega a baguete com a mao e a enrola num pedacinho minimo de papel.

Ja vi a fonte que fica na Place de la Concorde cheia de espuma porque alguém resouveu tomar banho la, como na Praça da Sé. O metro às vezes tem uns fedores bizarros, mas eu dou um desconto porque um buraco na terra com mais de 100 anos tem direito de ser fedido, nao?!

Na micro-cozinha do nosso apê de Paris, nao tem ralo. No banheiro, ralo so dentro da banheira. Alias, nesse quesito o apê é um pouco diferente, pois em geral o toilette (o vaso sanitario) fica separado do resto do banheiro (a salle de bain). Isso te obriga a sair com as maos sujas do banheiro (eca!) e torcer pra nao ter ninguém no outro banheiro pra poder lavar as maos. Talvez seja por isso que ganhei o habito de andar com alcool gel pra todo lado... Em contrapartida, ha banheiros publicos em todos os cantos e sao particularmente limpos.

Como eu nao achava a palavra "rodo" no dicionario, mostrei uma foto para o Loic: ele nunca tinha visto! Achando que era so mais uma coisa de homem sem-noçao, mostrei para uma amiga francesa e, surpresa, ela também nao sabia o que era!! Depois até vi numa loja pra vender, com o nome de balai, que na verdade é vassoura. Ah, também nunca vi uma casa com tanque.
.
.
--- Post inteiro AQUI ---
.
.


Blog: São Paulo - Paris - Dakar

Nenhum comentário: